20 novembro, 2009

Ibn Ammâr (1031-1086)

Versão popular:
O poeta, cortesão e político Ibn Ammâr nasceu em Xanbras (actualmente a vila de São Brás de Alportel), mas foi registado na capital regional, Xilb (actualmente a cidade de Silves). Ibn Ammar (1031-1086) tornou-se primeiro-ministro da taifa de Sevilha. Ele era de origens pobres e pouco conhecido, e a sua habilidade na poesia atraiu o jovem Abbad III al-Mu'tamid, que o nomeou primeiro-ministro algum tempo após a morte do seu pai Abbad II al-Mu'tadid. Ibn Ammar era conhecido por ser invencível a jogar xadrez; de acordo com Abdelwahid al-Marrakushi, a sua vitória num jogo convenceu Afonso VI de Castela a abandonar Sevilha. Ibn Ammâr planeou a anexação de Múrcia ao reino de Sevilha, convencendo Al-Mutamid a nomeá-lo seu governador. Rapidamente proclamou-se a si próprio como rei e cortou relações com Al-Mutamid. Caiu do poder rapidamente, sendo capturado numa emboscada e aprisionado em Sevillha. Al-Mutamid tendeu inicialmente para o seu perdão, mas ficou mais tarde indignado por algo que leu numa carta interceptada enviada por Ibn Ammar da sua cela. Foi o próprio rei a matar o poeta.


********************

Fonte: A. Fernandes, A. Khawli, L. Fraga
A VIAGEM DE IBN AMMÂR DE SÃO BRÁS A SILVES

http://arkeotavira.com/Estudos/texto-ibn-ammar-finalR.pdf




O século de Ibn Ammâr
Ibn Ammâr nasceu em 1031, o mesmo ano em que o califado Omíada do al-Andalus foi definitivamente abolido e que marca o início dos reinos independentes das Taifas (1031-1095). As causas desta fragmentação remontam aos anos 1009-1013, quando Córdova, a capital do al-Andalus, foi palco de uma guerra civil fomentada pelas lutas pelo poder entre diferentes candidatos omíadas e seus respectivos apoiantes.
Classificada de nefasta pelos autores árabes nostálgicos do califado, esta fase de descentralização foi, no entanto, positiva para as regiões periféricas do al-Andalus, como é o caso do Algarve, onde se notou uma nítida evolução económica, social e cultural.
A cidade de Silves destacou-se pelo seu rápido desenvolvimento, que lhe permitiu suplantar desde o século XI a antiga Ocxûnuba, tornando-se a capital da região do Algarve. É de notar o surgimento de Loulé e Tavira, elevadas à categoria de cidade no século XII, com os seus respectivos distritos agrícolas, muralhas e mesquitas catedrais.
Os dois principados autónomos fundados no Algarve são:
O dos Banû Hârûn, em Faro, representados por Abû Utmân Saîd (1016-1042) e Muhammad Ibn Saîd (1042-1053), vindos da zona de Mérida, que reinaram sobre a região de Sotavento;
Em Silves, sucederam-se diversos chefes antes da tomada do poder pela família dos Banû Muzein: Abû al-Asbagh Îsâ (1048-1053), Muhammad Annâcer (1053-1058) e Îsâ (1058-1063).
Al-Mutadid Ibn Abbâd, rei da poderosa Taifa de Sevilha, acabou por pôr fim aos dois reinos independentes do Algarve: Faro em 1053 e Silves em 1063.


Nascimento e vida
Abû Bacr Muhammad Ibn Ammâr nasceu na aldeia de São Brás (Xannabûs) em 441 / 1031.
Era filho de al-Hussein, o pai, e de Xumaysa ou Xams (Sol), a mãe. Da sua genealogia pouco longa, o que não é habitual para quem se arroga de origem tribal (nisba)árabe, nomeadamente a dos Mahr, denota-se a sua procedência muladî. Nasceu no seio de uma família muito pobre, mas a sua inteligência e persistência levaram-no ao topo da hierarquia social. No entanto, a ambição desmesurada fê-lo cair no nível mais baixo da pequenez: preso e leiloado, antes de ser assassinado pelo seu melhor amigo!
A aventura de Ibn ‘Ammâr começou quando abandonou São Brás, a sua terra natal, apenas com uma dezena de anos de idade, rumo à cidade de Silves, logo depois de ter acabado a memorização do Alcorão na escola corânica da sua pequena aldeia. Estudou na grande mesquita de Xilb antes de rumar para Córdova, a capital intelectual do al-Andalus. Aí ouviu cursos de direito, de gramática e de língua árabe, mas ficou apaixonado pela poesia. Na sua época, este ramo literário era o mais apreciado pelos jovens da aristocracia urbana, que versejavam por mera diversão. Mas Ibn ‘Ammâr, pobre como era, procurava através dela o seu sustento. Assim, viajou por várias cidades do al-Andalus em busca de mecenas para os seus panegíricos, os quais raramente lhe saciavam a fome, apesar da sua qualidade.
Em 1053, o destino levou-o até à corte do rei de Sevilha, al-Mu’tadid Ibn ‘Abbâd, que apreciou os seus panegíricos e não hesitou em recompensá-lo pelo justo valor. Passou, desde então, a fazer parte da elite da corte com larga remuneração. Conheceu o príncipe al- Mu’tamid a quem acompanhou anos mais tarde (1063) para Silves, então conquistada, que passou a governar. As divertidas noitadas, bem regadas de vinho e celebradas com música e donzelas pelos dois companheiros, no palácio das Varandas, alertaram o já desconfiado al- Mu’tadid. Este, na tentativa de evitar a má influência do poeta algarvio sobre o seu filho al- Mu’tamid, nomeado entretanto príncipe herdeiro, baniu Ibn ‘Ammâr do reino de Sevilha,afastando-o do príncipe.
Em 1069, após uma longa estadia em Saragoça, Ibn ‘Ammâr é chamado pelo seu amigo, recém coroado rei de Sevilha. Foi nomeado governador de Silves por poucos anos, antes de voltar para o lado do seu amigo íntimo. Na qualidade de grande vizir, teve um papel importante na governação do reino: era ele quem chefiava as tropas, quer para novas conquistas quer na aplicação de estratégias de defesa. Tudo isto ainda com disponibilidade em tempo para animar a corte do seu amigo, o rei poeta al-Mu’tamid.
Em 1078, Abû Bacr conquistou Múrcia e, em vez de voltar para junto do seu rei para celebrar o triunfo, proclamou-se independente. Mas, pouco depois, foi ele próprio traído e expulso de Múrcia, sem honra nem tesouro. Bateu, em vão, às portas de diversos palácios e solicitou auxílio aos velhos amigos: só al-Mamûn de Saragoça lhe abriu os braços. Voltou à traição, o seu jogo favorito, mas acabou numa prisão do castelo de Segura. Daí foi reconduzido até Sevilha, algemado em cima de um burro, como ordenara al-Mu’tamid, seu comprador. De nada lhe serviram as mil e umas desculpas, em emocionantes versos. Em 1084, o próprio al-Mu’tamid o assassinou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.